Buscando diminuir o custo de uma blindagem completa do veículo, muito perguntam se é possível blindar apenas os vidros do carro.
Blindar apenas os vidros: é possível?
Essa é uma dúvida recorrente, a blindagem somente dos vidros ou “blindagem parcial” do veículo, não é permitida pelo Exército Brasileiro para uso civil.
Além disso não faz nenhum sentido blindar somente os vidros do veículo, afinal sua proteção não estará completa e em uma possível abordagem com arma de fogo, sua integridade física estará comprometida.
No Brasil a blindagem é regulada pelo exército, que em suas diversas portarias do COLOG. Essas portarias possuem a função de estabelecer os requisitos se segurança de blindagem, suas especificações, definir o que caracteriza uma blindagem e também como deve ser realizada.
Na Portaria n.º 94-COLOG, de 16 de agosto de 2019 em seu Art. 66 fica estabelecido” O nível de proteção balística deve ser o mesmo em todo o veículo automotor blindado, ressalvadas as viaturas de OSOP.”
Dessa forma, ao blindar apenas os vidros do carro não haveria a homogenia da proteção balística na totalidade do veículo.
Assim sendo, blindar apenas os vidros, não é uma opção legalmente aceita. Porém, deixando isso de lado, vamos analisar se isso faz sentido.
Essa ideia faz sentido?
A blindagem exclusiva dos vidros não é permitida por lei, porém vamos realizar um exercício hipotético de imaginar um carro com esse tipo de proteção.
Será que faz sentido?
Primeiramente, é preciso considerar, em que situações, apenas o vidro blindado iria beneficiar os motoristas e os passageiros?
É comum que imaginemos que a blindagem do vidro é o que nos protege, visto que disparos são normalmente direcionados nessas áreas. Contudo, o vidro é apenas uma parte de carro e uma lataria que não oferece proteção pode ser muito perigoso.
Em casos de uma troca de tiro ou de balas perdidas, tiros contra a lataria do veículo são muito comuns. Assim sendo, se você apenas blindar o vidro do seu carro, você estará em uma situação em que dependerá da sorte para não ser atingido, o que não é o objetivo de nenhuma blindagem.
Conclusão
Por fim, é importante que a ideia de blindar os vidros e manter o resto do carro sem proteção é uma péssima ideia.
Enquanto o conceito inicial pode parecer fazer sentido, a blindagem exclusiva dos vidros te colocará em uma situação em que não é possível determinar se você está de fato protegido ou não.
Assim sendo, o Exército determinar que a blindagem deve ser de comum nível em todo o veículo e proíbe veementemente tal prática.